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Publicado em 04/05/2019 08h52 - Atualizado em 04/05/2019 08h56

Boleto bancário representa economia para microempreendedores

VENDAS ON-LINE

 

Diferente do cartão de crédito, o boleto bancário não ocupa limite e não necessita de análise de perfil econômico do usuário para ser emitido. A ferramenta é considerada a melhor opção de cobrança para 75% dos brasileiros, segundo o Sebrae. Para pequenos empreendedores, o boleto bancário tem se mostrado a opção mais econômica, já que a taxa, na maioria das vezes, é fixa, independente do valor do produto ou serviço que é vendido. 

 

Juliana Carneiro, 33 anos, montou uma loja virtual para vender laços de cabelo e bastaram alguns meses operando o novo projeto, para perceber que negociar com boleto era melhor que com cartão. "Como a emissão é pelo site e o envio para os clientes também, não perco tempo. Além disso, recebo o pagamento direto na minha conta, um dia depois, sem pagar taxas de antecipação. Para mim é vantagem", explica.

 

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), são emitidos, anualmente no Brasil, algo em torno de 3,6 bilhões de boletos bancários. Foi pensando neste filão de mercado, que surgiu, na Bahia, uma startup para geração de boletos on-line. O projeto, desenvolvido por estudantes de ciências da computação da Universidade Estadual de Feira de Santana, conta com mais de 400 clientes cadastrados e em apenas sete meses de criação, já movimentou R$1,180 milhão em títulos pagos.

 

A plataforma Bpago permite que pessoas físicas, profissionais autônomos, pequenas ou grandes empresas se cadastrem de forma rápida e passem a emitir boletos para os clientes. O cadastro é gratuito e não há cobrança de mensalidade. Outra vantagem, é que "os boletos gerados e não pagos, não são cobrados, diferentemente do que acontece nos bancos", explica Paulo Freitas, CEO da startup. Ainda segundo Paulo, "como tudo é on-line, é possível fazer a gestão e melhorar o controle das contas."

 

Quem usa a plataforma, conta que é uma alternativa de baixo custo para gerir o fluxo de caixa e ter segurança nas operações de pagamento. O revendedor de cosméticos, Ronie Neri, conseguiu aumentar a carteira de clientes, que foram atraídos pelo fato não depender do cartão de crédito para fechar negócio.

 

Em apenas cinco meses de trabalho, ele ampliou o raio de atuação da distribuidora, que usa as redes sociais como meio de divulgação.  "O Bpago foi meu elo entre a distribuidora e o cliente lojista, pois foi o apoio necessário e sem burocracia que tive para já crescer de forma organizada, fora que o programa administrativo me dá um grande suporte de informações", explica.

 

 

Henrique Oliveira


 

Autoria: BT/HENRIQUE OLIVEIRA

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