O que você procura?

Publicado em 12/04/2019 08h18

Jornada Pedagógica 2019 lota Teatro Cidade do Saber

EDUCAÇÃO

 

Tomados pela vontade de aperfeiçoar conhecimentos e trocar experiências, gestores, professores e servidores não docentes participaram da cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2019, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (11/4), no Teatro Cidade do Saber (TCS). As atividades seguem durante a tarde e se dividem entre o TCS e o Teatro Alberto Martins. Na sexta (12/4), a programação continua nas unidades de ensino, momento dedicado para o planejamento das atividades escolares. Já nos dias 25 e 26 de abril, será o momento de gestores e coordenadores apresentarem o resultado do trabalho.

Este ano, a jornada trouxe o tema "Compreender para transformar: a escola e seus currículos", que norteou a palestra magna do evento, conduzida pelo professor e mestre Alessandro Marimpietri, que destacou pontos como "Para que serve a escola?" e "Qual o valor da educação hoje?".

Cheia de felicidade, a gestora da Secretaria da Educação (Seduc), Neurilene Martins, falou da importância da Jornada Pedagógica. "Preparamos uma série de atividades para mobilizar os profissionais da rede com o objetivo de discutirmos avanços, desafios e possibilidades para qualificar os processos pedagógicos por meio da formação dos educadores, assegurando assim o direito de aprender dos estudantes e de ensinar dos educadores", disse a secretária.

 

Na ocasião, Neurilene ressaltou o esforço e empenho da pasta em oferecer uma educação de qualidade para os jovens do município, e aproveitou para dar início ao processo de entrega do Referencial Curricular Municipal – Anos Iniciais, que servirá como ferramenta de consulta e estudo para o corpo docente do município.

"O grande e mais importante propósito da escola enquanto instituição no mundo contemporâneo, em que estamos vivendo uma transição de referências, é o de estabelecer um acordo coletivo do 'vamos conviver e não vamos nos destruir'", disse Marimpietri ao acrescentar: "isso que parece pouco talvez seja a maior e mais importante grandeza da escola nos dias de hoje, pois a sociedade precisa achar um jeito de viver uma vida mais interessante e menos destrutiva, e são vocês que precisam comunicar essa possibilidade. São os professores, mas também o porteiro, a direção, a coordenação e todos que fazem a educação acontecer dentro e fora da sala de aula", concluiu o palestrante.

A professora Roquilda Santos, educadora há 19 anos, representou o corpo docente da rede municipal de educação na composição da mesa solene. A docente é diretora do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária e na ocasião falou da importância de participar da jornada. "Estar aqui hoje significa ampliação de horizontes. É oportunidade de renovar as energias para disseminar durante o ano letivo. Estou muito satisfeita com os projetos e programas que a Secretaria da Educação tem desenvolvido e os que estão próximos a serem implementados, que vão modificar o cotidiano escolar", declarou.

"O CME tem diversas atribuições, entre elas fiscalizar e normatizar, e nós temos acompanhando toda a rede, monitorando todas as ações pertinentes à educação do município. E observamos o desprendimento da Seduc em implantar no município o Programa Mais e Melhor Educação, que no leque de benefícios que representa, vai conseguir diminuir a demanda reprimida da educação infantil, com a construção das seis creches, que nós estamos acompanhando também", falou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lenieverson Santana, ao citar ainda como ponto positivo a requalificação das unidades escolares e o processo de formação que é pensado e ofertado não apenas para os educadores, mas para todos os atores que compõem a escola.

A cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2019 contou com mais um ato importante, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Seduc e a Secretaria da Cultura (Secult), que vai viabilizar a realização de atividades culturais do Programa Cultura Todo Dia nas unidades escolares, feitas por intermédio da Cia de Dança, do concurso cultural Fotografe Camaçari e da Cia de Teatro.

"Através desse ato, atendemos a Constituição Federal e o Plano Nacional de Cultura, que estabelece a necessidade de promover a difusão cultural como direito de todo cidadão", falou a secretária da Secult, Marcia Tude, durante a apresentação do programa ao público presente. "Tenho certeza que isso irá motivar ainda mais os nossos estudantes, tornando o ambiente escolar mais atrativo e dinâmico", finalizou a responsável pela pasta de Cultura.

Marcaram presença no ato, a subsecretária de Relações Institucionais, Janete Ferreira, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dilson Magalhães Junior, bem como os vereadores Cristiane Bacelar e Oziel Araújo. A jornada contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Cultura, Tata Ricardo Tavares, e a presidente do Fórum Municipal de Educação, Daniele Santos. 

ixar

Autoria: CT/ ASCOM

  • Link:

Comente essa notícia



Publicidade
Copyright 2024 © www.bahiatem.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@bahiatem.com.br
Desenvolvimento: Tecnosites